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06/11/2015 :: Alguns segredos para cuidar da saúde do coração

Veículo: Jornal de Londrina
Mídia: Jornais Online
Editoria: Notícias
Página: On-line localidade: LONDRINA - PR
Publicação: 06/11/2015

 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa de problemas no coração. No Brasil, são 340 mil mortes, mais de 200 mil só por infarto e derrame.

Diante de um cenário tão alarmante, prevenir é a melhor opção. É preciso conscientizar a população sobre os riscos dessas doenças e reforçar a importância dos cuidados que devem ser adotados, em todas as fases da vida, para evitar doenças do coração.

Hábitos alimentares desequilibrados, falta de atividade física, excesso de peso e tabagismo são fatores que contribuem com o aparecimento da doença aterosclerótica - acúmulo de gorduras nas paredes internas dos vasos sanguíneos, impedindo a correta irrigação de sangue no corpo. Os vasos mais afetados são os do coração (podendo levar ao infarto) e os do cérebro (podendo causar derrames) e as artérias, que irrigam as pernas, o que pode provocar dor ao caminhar e até necrose nas extremidades.

É importante lembrar que os sinais das doenças cardiovasculares podem passar despercebidos ou não aparecerem, até que a doença já esteja instalada. Entre os principais sintomas estão dores no peito, nos ombros, nos braços e no pescoço; falta de ar; inchaço nos tornozelos, pés, pernas e barriga; tontura; dores de cabeça; cansaço frequente; suores frios e náuseas.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda um acompanhamento rigoroso dos fatores de riscos, principalmente para adultos acima dos 50 anos. O controle da pressão arterial, assim como a redução do LDL (o colesterol “ruim”) diminui a probabilidade de desenvolver doenças. A redução dos níveis de triglicérides e a elevação do “bom” colesterol (HDL) também são consideradas medidas benéficas.

A alimentação está relacionada aos níveis de colesterol. O grande consumo de gordura saturada, presente em alimentos de origem animal, está associado ao aumento dos níveis de LDL. Portanto, a substituição deste tipo de gordura pelas mono e poli-insaturadas é uma estratégia para manter os níveis adequados do colesterol. Os fitoesteróis, componentes vegetais com estrutura semelhante ao colesterol animal, podem ser aliados na redução do LDL, pois ajudam no bloqueio parcial da absorção de colesterol no intestino.

Uma dieta saudável pode reduzir o colesterol em até 5%. Para isso, consuma frutas e legumes, grãos integrais, óleos vegetais, fontes de gorduras mono e poli-insaturadas e derivados (como os cremes vegetais com fitoesteróis), carnes magras, aves e peixes oleosos.
A OMS também recomenda não fumar, praticar atividades físicas regularmente e fazer exames regulares.

 

Link original da matéria: http://www.jornaldelondrina.com.br/opiniao/ponto-de-vista/conteudo.phtml?tl=1&id=1548706&tit=Alguns-segredos-para-cuidar-da-saude-do-coracao

 

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