(31) 3421-3450
endolatina@endolatina.com.br

13/08/2014 :: Após três infartos, brasileiro estará entre os 25 atletas da corrida Medtronic Twin Cities

Veículo: Esporte Nordeste
Mídia: Sites e Portais
Editoria: Notícias
Página: On-line

Localidade: RECIFE - PE
Data de publicação: 12/08/2014
Data de inserção: 13/08/2014

Após três infartos, brasileiro estará entre os 25 atletas da corrida Medtronic Twin Cities
Este é o terceiro ano em que o Brasil é representado no programa Global Heroes. Roberto Itimura, de 53 anos, possui cinco pontes de safena e um stent e correrá a prova de 16 quilômetros.

Vinte e cinco corredores de longa distância que se beneficiam de alguma tecnologia médica serão homenageados como Global Heroes (heróis globais) ao participarem no dia 5 de outubro, da Maratona Medtronic Twin Cities/ Medtronic TC Mile 10 (corrida de 10 milhas/ 16 quilômetros) em Minneapolis, nos Estados Unidos.

A equipe deste ano é composta por atletas de dez países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Israel, Itália, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Cada corredor tem um dispositivo médico para o tratamento de condições crônicas como doenças cardíacas, diabetes, problemas de coluna, dores crônicas e distúrbios neurológicos. A Medtronic lançou o programa Global Heroes em 2006 para comemorar as realizações e paixão por correr desses atletas, que superaram os problemas de saúde e servem como inspiração para outras pessoas que vivem com doenças crônicas.

O programador de manutenção, Roberto Itimura, de 53 anos e representante brasileiro na prova, possui um stent para o tratamento da artéria coronária. Em 2005, recebeu um diagnóstico com expectativa de vida de 5 a 10 anos. Casado e pai de três filhas, a trajetória desafiadora de Roberto começou ainda na infância, quando sofreu um acidente que o deixou entre a vida e a morte e o fez perder parte dos membros da mão direita.

Roberto possui uma doença cardíaca grave e progressiva, em 2004 passou por uma cirurgia onde precisou colocar cinco pontes de safena. Um ano depois, após complicações na cirurgia, ele foi submetido a uma angioplastia onde colocou um stent em uma das safenas e perdeu outras duas. Ao longo desses anos, ele sofreu três paradas cardíacas e possui hoje apenas 56% do coração em funcionamento, mas encontrou na corrida a sua motivação de vida. Apesar de todos obstáculos vividos, Roberto já completou três grandes maratonas e se tornou inspiração para muitas pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Sempre gostei de assistir jogos olímpicos e ver os maratonistas correndo, ficava deslumbrado com a performance desses atletas, mas nunca imaginei que um dia teria este gosto. Hoje, a corrida faz parte da minha vida, não corro para baixar tempo e não tenho pretensão de conquistar podiuns, corro por prazer, pois sei que ela me traz saúde e me faz sentir livre”, afirma Roberto. “Passei por momentos muito difíceis na minha vida e continuo convivendo, a lição aprendida é que nunca devemos perder a esperanças, apesar do problemas que temos, sejam doenças cardíacas ou qualquer outra doença diagnosticada. Descobri nas corridas de rua o meu momento de prazer, de poder me realizar e conquistar minhas novas metas”, completa ele.

A seleção dos Global Heroes é realizada pela Twin Cities In Motion, uma organização sem fins lucrativos, que realiza a corrida e a maratona. A Medtronic Foundation custeará a inscrição e as despesas de viagem dos participantes selecionados. “O objetivo do programa é mostrar para as pessoas que mesmo sendo portadoras de uma doença crônica e usuárias de uma tecnologia médica, elas podem seguir com seus sonhos e viver uma vida ativa e plena,” afirma Oscar Porto, diretor-geral da Medtronic no Brasil. “Estamos contentes por mais uma vez ter representantes do nosso país neste importante evento,” complementa.

Link original da matéria: http://www.esportenordeste.com.br/noticia/11648/Apos-tres-infartos-brasileiro-estara-entre-os-25-atletas-da-corrida-Medtronic-Twin-Cities.html

Rua Jaceguai, 208 - Sala 1301, Bairro Prado ,Belo Horizonte - MG, 30.411-040.
(31) 3421-3450
© Copyright 2011 - ENDOLATINA. Todos os direitos reservados. ViaNet Brasil