(31) 3421-3450
endolatina@endolatina.com.br

25/02/2015 :: Complicações no coração são comuns em pacientes com câncer

Veículo: Alagoas 24 Horas.
Mídia: Sites e Portais
Editoria: Notícias
Página: On-Line Localidade: MACEIO - AL
Data de publicação: 25/02/2015

Todos os dias há registros de enfartos ou outras complicações cardiovasculares por conta da utilização de drogas, como as antraciclinas, que, ainda que necessárias no combate ao câncer, aumentam o risco de insuficiência cardíaca em até 25%. Esses medicamentos levam à perda da capacidade de regeneração do músculo cardíaco e induzem as células do órgão à morte.

Para minimizar esses danos, profissionais da Oncologia e da Cardiologia têm trabalhado cada vez mais em conjunto. A ideia é oferecer tratamentos que combatam o tumor, mas poupem ao máximo o coração.

Em São Paulo, já existem dois centros em que a Cardio-Oncologia ocupa lugar de destaque: o Hospital Sírio Libanês e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp).

Em Alagoas o serviço está sendo ofertado pelo Hospital CLIOM, que presta atendimento humanizado no tratamento do câncer. A Cardio-Oncologia é uma opção a mais no cuidado aos pacientes oncológicos.

Há muitos casos em que o paciente se cura do câncer, no entanto morre por causa de alguma complicação no coração, ampliando o estigma do câncer como doença de alta letalidade. É importante ressaltar que, pacientes com insuficiência cardíaca (IC), nas formas graves, têm mortalidade de 50% no primeiro ano se não tratados adequadamente, enquanto que a maioria dos tumores malignos tem prognóstico melhor que IC grave. Não é racional curar-se um câncer e morrer do coração.

Por isso, grupos de estudo internacionais têm expandido suas pesquisas em Cardio-Oncologia, a exemplo do Texas Heart Institute/MD Anderson Cancer Center, nos EUA, e do Instituto de Oncologia de Milão, na Itália. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia editou a I Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia em 2011. O livro eletrônico da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, lançado em abril de 2012, conta com seção específica sobre o tema.

Link original da matéria: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=220114
 

Rua Jaceguai, 208 - Sala 1301, Bairro Prado ,Belo Horizonte - MG, 30.411-040.
(31) 3421-3450
© Copyright 2011 - ENDOLATINA. Todos os direitos reservados. ViaNet Brasil