(31) 3421-3450
endolatina@endolatina.com.br

06/01/2016 :: Falta de hidratação nos dias quentes compromete o sistema cardíaco

Veículo: Jornal Dia Dia 
Mídia: Sites e Portais
Editoria: Notícias
Página: On-line localidade: TRES LAGOAS - MS
Publicação: 05/01/2016


Especialista explica como o calor intenso pode trazer complicações para o coração

São Paulo, 5 de janeiro de 2016 – Com a chegada do verão, marcado pelas altas temperaturas, devemos prestar atenção na saúde do coração, que sofre por causa da desidratação decorrente dos dias de calor intenso. Sabe-se que os termômetros que já atingem 30°C, de acordo com Instituto de Meteorologia, só tendem a subir ainda mais e alguns sintomas podem indicar a falta de hidratação do corpo, como boca seca, sonolência, sede, diminuição de produção de urina, pele seca, prisão de ventre, dor cabeça, tonturas e vertigens.

Segundo o cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, quando há uma desidratação acima de 2% da quantidade de líquidos do corpo, o sistema cardiovascular já começa a sofrer com aumento do número de batimentos cardíacos e estresse sobre o coração. Mesmo quando a atividade física é feita em horários alternativos e que não tenha temperaturas tão altas, é importante prestar atenção nos sintomas. “Caso o exercício passe de uma hora é indicado a reposição de líquidos e minerais perdidos, antes de retomar o esforço físico. Água mineral, suco de abacaxi e laranja, e bebidas isotônicas são ótimas opções para hidratar o corpo nos intervalos dos movimentos e também durante os dias de calor”, destaca o especialista.

Além disso, a população deve evitar a exposição direta ao sol e atividades que exigem muito esforço físico entre às 10h e 15h. “Esses são os horários de pico de incidência de raios ultravioletas e os que trazem maior risco para a saúde, inclusive ao coração, devido à concentração de calor nesse período”, finaliza o especialista.

Sobre o especialista: Doutor Marcelo Luiz Peixoto Sobral é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo com mais de 4.000 cirurgias realizadas.

Beatriz Simonelli
 
 

Rua Jaceguai, 208 - Sala 1301, Bairro Prado ,Belo Horizonte - MG, 30.411-040.
(31) 3421-3450
© Copyright 2011 - ENDOLATINA. Todos os direitos reservados. ViaNet Brasil