(31) 3421-3450
endolatina@endolatina.com.br

19/03/2014 :: Hipertensão permanece estável no Brasil

Veículo: Futura Saúde
Mídia: Blogs
Editoria: Notícias
Página: Online

Localidade: Não Disponível - ND
Data de publicação: 19/03/2014
Data de inserção: 20/03/2014

Brasileiros estão entre os que mais sofrem com o problema

O Brasil é um país que tem fama de ser um dos que mais têm casos de hipertensão do planeta. Nossa dieta regrada de muito sal é um dos fatores que nos colocam à frente de diversas nações europeias, por exemplo, onde o tempero é utilizado com maior moderação (isso é justificado por fatores culturais e não, necessariamente, por uma preocupação com a saúde).

Mas a boa notícia é a de que, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, a quantidade de brasileiros que sofrem com o problema parou de crescer nos últimos sete anos. Cerca de 24,3% da população tem a doença. Fatores como escolaridade, classe social, idade e gênero podem determinar a ocorrência maior do problema.

Número de hipertensos permanece estável no BrasilMas muita gente tem a doença e não sabe. É importante ficar atento a sinais como dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Se um desses fatores está te incomodando, vá ao médico para que os exames adequados sejam feitos e você comece logo o tratamento para evitar o agravamento do problema.

O melhor de tudo é prevenir, portanto algumas recomendações são muito válidas, principalmente a quem já tem um histórico familiar de problemas do tipo. Evitar a vida ociosa (caminhar, subir escadas…), abandonar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, ter tranquilidade ao tentar resolver os problemas do dia a dia, manter o peso saudável, prezar por uma alimentação equilibrada e, claro, diminuir o sal da comida.

São dicas que poderão ajudar a reduzir a possibilidade de você, algum dia, ser surpreendido com o indesejado diagnóstico. Essas orientações são válidas também aos que enfrentam o problema, além de, claro, seguirem à risca o tratamento receitado pelo médico e sempre que puder, medir a pressão arterial. Informações importantes que certamente vão te ajudar a ter mais saúde e qualidade de vida.

Link original da matéria: http://www.futurasaude.com.br/blog/numero-de-hipertensos-permanece-estavel-no-brasil-hipertensa/

 

 

Rua Jaceguai, 208 - Sala 1301, Bairro Prado ,Belo Horizonte - MG, 30.411-040.
(31) 3421-3450
© Copyright 2011 - ENDOLATINA. Todos os direitos reservados. ViaNet Brasil