(31) 3421-3450
endolatina@endolatina.com.br

14/01/2014 :: Pesquisa identifica DNA que regula pâncreas; mau funcionamento do órgão está ligado ao diabetes

Veículo: Bahia Notícias
Mídia: Sites e Portais
Editoria: Notícias
Página: Online

Localidade: SALVADOR - BA
Data de publicação: 13/01/2014
Data de inserção: 14/01/2014

Um grupo de pesquisadores identificou a informação do genoma humano que regula a atividade dos genes do pâncreas. Segundo os cientistas, a partir das descobertas, eles conseguiram demonstrar que o mau funcionamento do órgão está associado ao desenvolvimento de diabetes e outras doenças do metabolismo. De acordo com um dos autores do trabalho, Lorenzo Pasquali, do Instituto de Pesquisas Biomédicas August Pi i Sunyer, em Barcelona, o trabalho "ajudará a compreender, em nível molecular, por que algumas pessoas tendem a desenvolver diabetes".

O estudo foi publicado no último numero da revista "Nature Genetics". Na pesquisa, Pasquali e Jorge Ferrer, do Imperial College, em Londres, conseguiram identificar o conjunto de regiões reguladoras do genoma que opera no pâncreas humano ativando todos os genes necessários para formar o órgão. "Algo assim como o mapa genômico global de todos os 'interruptores de luz' que acendem os genes necessários para construir um pâncreas", afirmou José Luis Gómez-Skarmeta, pesquisador do Centro Andaluz de Biologia do Desenvolvimento (Espanha).

Os pesquisadores ainda informaram que, para entender a importância do estudo, é preciso se partir da premissa que só 5% do DNA humano contém genes que servem para produzir proteínas. É nos 95% restantes do genoma onde é produzida a imensa maioria das mutações conhecidas que causam doenças. Informações da EFE.

Link original da matéria:http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/10633-pesquisa-identifica-dna-que-regula-pancreas-mau-funcionamento-do-orgao-esta-ligado-ao-diabetes-e-out.html

Rua Jaceguai, 208 - Sala 1301, Bairro Prado ,Belo Horizonte - MG, 30.411-040.
(31) 3421-3450