(31) 3421-3450
endolatina@endolatina.com.br

27/03/2014 :: Velhas conhecidas, hipertensão e diabetes são novos desafios

Veículo: Futura Saúde
Mídia: Blogs
Editoria: Notícias
Página: Online

Localidade: Não Disponível - ND
Data de publicação: 19/03/2014
Data de inserção: 20/03/2014

A Hipertensão e a Diabetes são doenças inter-relacionadas que, se não tratadas, aumentam o risco de doença vascular arteriosclerótica (infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e circulação prejudicada dos membros inferiores). A hipertensão agrava ainda a microangiopatia, principalmente a nefropatia diabética, para a qual é um fator de risco maior. A hipertensão é duas vezes mais comum em diabéticos e aumenta com a idade.

No Brasil e no mundo, o número de pessoas com hipertensão e diabetes vem aumentando. Esta situação pode ser justificada pelo fato destas doenças serem influenciadas por diversos fatores comportamentais, ambientais, complicações cardiovasculares e metabólicas, assim como características que se relacionam com o estilo de vida da população, dietas hipercalóricas, sobrepeso e obesidade.

A Organização Mundial da Saúde estima que, no ano de 2020, as doenças crônicas não transmissíveis poderão representar 73% das mortalidades ocorridas no mundo, reafirmando o seu potencial como problema de saúde pública, principalmente por se tornar um agravo cada vez mais comum entre crianças e adolescentes.

Em Minas Gerias, como apresentado pela professora da UNIVIÇOSA Eliangela Saraiva Oliveira Pinto, em sua dissertação de Mestrado (Universidade Federal de Viçosa, 2013), as taxas de prevalência de hipertensão e diabetes no período de 2002 a 2012 aumentaram significativamente, destacando-se ai as regiões sul e sudeste do estado.

Link original da matéria: http://www.univicosa.com.br/noticia/velhas-conhecidas-hipertensao-e-diabetes-sao-novos-desafios

 

 

Rua Jaceguai, 208 - Sala 1301, Bairro Prado ,Belo Horizonte - MG, 30.411-040.
(31) 3421-3450
© Copyright 2011 - ENDOLATINA. Todos os direitos reservados. ViaNet Brasil